FORMAÇÃO



MISSÃO E VIDA DE FÉ

No Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater, a educação dos candidatos, segundo o ensinamento do Concílio Vaticano II (OT 4), está toda orientada para formar verdadeiros pastores, a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor.

Esse Seminário promove, com total obediência ao Santo Padre, a formação ao ministério presbiteral, com plena disponibilidade para ir, não somente àquelas partes do mundo onde a Palavra de Deus não foi ainda anunciada, mas também àquelas em que, especialmente pelo escasso número de presbíteros, os fiéis correm o perigo de se afastarem da prática da vida cristã e de perder, inclusive, a fé.

Ele deve, então, preparar uma nova figura de presbítero diocesano em obediência ao Concílio Vaticano II e ao Magistério dos últimos Pontífices. Deverá ser educado a superar isolamentos e individualismos, deverá ser capaz de um grande amor a Deus e ao próximo, respeitoso de todas as formas institucionais, com um dom de contemplação que lhe facilite a oração, o alimentar-se da Palavra e que o ajude a viver uma vida dinâmica, cheia de zelo para a missão.

Essa missão tem como característica ser vivida numa comunidade, num corpo orgânico de famílias cristãs, para poder penetrar com nova força de testemunho em bairros secularizados; comunidade evangelizadora que o presbítero sustém e alimenta com o seu serviço, sendo ao mesmo tempo por ela sustentado e ajudado para servir cada vez melhor o Evangelho.

No Seminário Redemptoris Mater, promove-se a vida «no Espírito», a oração assídua e cotidiana. A celebração da Liturgia das Horas, Laudes, Hora Média e Vésperas, é feita em comum, como eixo de um dia que deve ser um hino de ação de graças ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo. Fonte e cume (cf. SC 10; PO 5; RF 52) é a Eucaristia cotidiana, celebrada com dignidade, calma e plena participação vital. Faz-se também a meditação com uma aproximação à Sagrada Escritura (Perscrutação). Cada dia se reza o Terço para viver um caminho de formação plenamente confiado à intercessão de Maria (Redemptoris Mater III, 2; RF 54). Finalmente, é necessário viver a cada dia um tempo congruente, programado, para a prolongada oração pessoal.

DIA NO SEMINÁRIO

O dia no seminário é um dia comum de uma família brasileira, no qual os seminaristas, antes de iniciarem as aulas no Centro de Estudos, acordam às 6h, tomam café da manhã e participam da Santa Missa ou das Laudes.

DEDICAÇÃO AO ESTUDO

Uma formação rigorosa e bem fundamentada nos estudos filosóficos e teológicos, principalmente no conhecimento da Sagrada Escritura, dos Padres e da Liturgia.


MINISTÉRIOS

Segundo os cursos frequentados, o Direito canônico e a «Ratio Fundamentalis», a partir do primeiro ano do Curso Institucional Teológico, os candidatos viverão itinerários pedagógicos em preparação à Admissio, aos dois ministérios laicais de Leitor e Acólito; e segundo os prazos canônicos, com verificação e prudente discernimento dos superiores, ao ministério ordenado do Diaconado e do Presbiterado.

ADMISSIO

MINISTÉRIOS LAICAIS DE LEITOR E DE ACÓLICO

DIACONADO

PRESBITERADO

A formação ao Presbiterado não deverá estar à margem dos caminhos e das experiências das comunidades cristãs para as quais são destinados, para compreender suas necessidades e respeitar suas características.

O itinerário de formação incluirá a participação direta e pessoal no Caminho Neocatecumenal.

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater procura levar os estudantes a um entendimento cada vez mais profundo do Mistério de Cristo, através do estudo da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério da Igreja, à luz do patrimônio filosófico perenemente válido e através do uso das ferramentas científicas e dos valores presentes nas várias filosofias e culturas.

COMPARTILHE !

VEJA TAMBÉM !

FORMAS DE AJUDA

Contribua com esta missão. O Seminário oferece as seguintes opções para que todos os irmãos sejam informados sobre a melhor forma de colaborar. Que o Senhor vos dê da sua generosidade !

PADRES ORDENADOS

Como sublinha o concílio, "o dom espiritual que os presbíteros receberam na ordenação uma preparação não para uma missão limitada e restrita, mas para uma imensa e universal missão de salvação até aos últimos confins da terra, dado que todo e qualquer ministério sacerdotal participa da mesma amplitude universal da missão confiada por Cristo aos Apóstolos". Clique aqui para ver a turma dos padres!

Padre: Pe. José de Paula Pinto
Ordenação: 25/06/2016
Seminário Redemptoris Mater todos os direitos reservado. Desenvolvido por Brclick.